segunda-feira, 4 de julho de 2011

Teatro Geográfico apresenta: O MAPA_Casarão 363





sobre o grupo e a ocupação do Solar Conde de Porto Alegre

A pesquisa do grupo Teatro Geográfico surgiu a partir da montagem do espetáculo O MAPA, que já teve duas temporadas. Em dezembro de 2010, sob o nome O MAPA_prédio 255, o espetáculo ocupou os prédios do Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS; O MAPA_cristóvão 400 foi montado no espaço do TEPA, em abril de 2011.

Atualmente o grupo prepara-se para a terceira temporada do espetáculo, O MAPA_casarão 363, dessa vez apropriando-se do prédio do IAB-RS, na rua General Canabarro, 363.

Em 2011, além da temporada de O MAPA_Casarão 363 o Teatro Geográfico participa do Assentamento Cultural do TEPA, projeto de ocupação teatral no qual o grupo residente utiliza o espaço do TEPA por meio de ensaios, pesquisa e eventos culturais. 

Foi convidado a participar do Festival Porto Alegre em Cena dentro do projeto de Descentralização com a apresentação de O MAPA_Cristovão 400.

O grupo também integra o projeto Duetos, dentro da proposta da Casa M da 8a. Bienal do Mercosul. O projeto coloca 12 artistas de diferentes áreas da cultura em convivência, os desafiando a criar projetos conjuntos de ocupação da Casa M ao longo de sete meses.


sinopse e ficha técnica


TODA HISTÓRIA TEM DOIS LADOS
A CARTOGRAFIA DO MAPA

Um único trajeto, dois pontos de vistas diferentes sobre ele. A sensação angustiante de incompletude, tão comum nos seres humanos e tema principal do livro O Céu Que Nos Protege, de Paul Bowles, é metaforizada aqui pelo deslocamento do público por dois caminhos (o Caminho dos Espelhos e o Caminho do Tempo) que percorrem os mesmos espaços, porém em ordem diversa. O movimento das cenas obedece a lógica do omitir-revelar: se ao seguirmos por um caminho obtemos determinadas informações a respeito dos personagens, no outro descobrimos detalhes novos sobre os mesmos, o que possibilita expandirmos nossa compreensão a respeito dos eventos que se sucedem. No fim, os dois lados da mesma história poderão finalmente se unir e assim dar-nos – ao menos em termos narrativos – uma visão global de quem são essas pessoas e quais são as suas motivações. Algo que, infelizmente, é impossível no ritmo incessante da vida que ruge lá fora, como um leão perdido no deserto.


ficha técnica
Direção Tatiana Vinhais
Dramaturgia Diones Camargo e Tatiana Vinhais
Colaboração Silvia Balestreri Nunes
Elenco
Carol Kern
Diego Bittencourt
Fabrizio Gorziza
Francine Kliemann
Frederico Vasques
Lucas Sampaio
Manoela Wunderlich
Pablo Damian
Produção Francine Kliemann e Pablo Damian
Assessoria de imprensa/comunicação Fabrizio Gorziza
Trilha sonora O grupo.
Arte gráfica Luiza Mendonça
Cenografia, Ambientação e Iluminação O grupo
Vídeos Isabel Ramil
Figurinos Letícia Pinheiro e Isadora Fantin
Assistência de Figurino Greta Assis
Locuções Alexandre Kumpinski
Fotos Luiza Mendonça
Divulgação Fabrizio Gorziza e grupo
Guias Anderson Sales, Danuta Zaguetto, Áquila Mattos,Yuri Niederauer


-----

O MAPA_Casarão 363


Onde   IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil)
          Rua General Canabarro, nº 363 – Bairro Centro
Quando de 12/07 a 28/07 – Terças, Quartas e Quintas
Horário 20h
Valores R$15 (inteira)
           R$10 (estudantes e classe artística)
Classificação Etária 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário